Quer saber as principais características de um bom indicador? Então vem com a gente, porque no post de hoje vamos falar sobre isso!
Já sabemos que um profissional ou uma empresa podem acompanhar a performance das suas atividades e o sucesso de suas estratégias utilizando KPIs. E esse monitoramento é muito importante porque dá a possibilidade de verificarmos o que está ou não funcionando e assim analisarmos melhor nossas estratégias e resultados.
A escolha de indicadores errados, apresentará desempenhos errados e consequentemente a tomada de decisão e as estratégias adotadas serão equivocadas.
Para que você não passe por essa situação e acerte na escolha dos seus indicadores, vamos apresentar as principais características de um bom indicador. Confira!
1. Objetividade
O indicador deve ter um objetivo claro e apresentar de forma direta e simples a situação analisada por ele.
2. Simplicidade
O indicador deve ser simples, buscar as informações nas fontes de dados e analisá-las e ser fácil de se calcular.
3. Confiabilidade
O indicador deve ser relevante para o negócio e por isso precisa ser baseado em fontes de dados confiáveis.
4. Assiduidade
É aconselhável que o indicador possa ser medido com certa frequência, já que é importante esse monitoramento para se saber se a atividade está funcionando ou não.
5. Clareza
O indicador deve ser facilmente compreendido por todos os colaboradores que o utilizam.
6. Validade
O indicador deve cumprir a missão de identificar as situações que precisam ser melhoradas para a tomada de decisão rápida e correta pelos gestores.
7. Sensibilidade
O indicador deve ser capaz de identificar os problemas que foi designado a sinalizar.
8. Baixo custo
Os indicadores com custo muito elevado, dificultam sua execução.
Além de todas essas características, os seus colaboradores devem ser engajados com a possibilidade de utilização de KPIs para o monitoramento de suas atividades. Por isso, estimule os seus colaboradores a utilizarem os indicadores de maneira constante e compromissada.
Esperamos que nossas dicas sobre indicadores (KPIs) tenham sido úteis para você.
Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Então, fique com a gente, nos siga nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram ou assine nosso canal no Youtube. Assim, você não vai perder nenhuma novidade!
Nos vemos em breve!.